Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ao acordar, depois das refeições ou antes de dormir. O chá faz parte da vida da maioria das pessoas, sendo hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo. É feito tradicionalmente com a infusão de folhas em água quente e conhecido por oferecer diversas vantagens à saúde.

Sabrina Lopes, nutricionista e personal diet, comenta que cada chá oferece benefícios diferentes para a saúde. “A maior parte é diurético e contém propriedades antioxidantes. Existem chás que auxiliam na prevenção de doenças, outros que possuem efeitos calmantes, os que diminuem os efeitos da TPM etc.”, diz.

Mas, certamente, os que ganham mais destaque atualmente são aqueles considerados emagrecedores! Quem nunca ouviu falar, por exemplo, do famoso chá verde?! Ou ainda, do chá branco?

Você pode estar se perguntando: será que os chás ajudam mesmo uma pessoa a emagrecer? Há quem garanta que sim! Mas, vale destacar: eles auxiliam no processo, não fazem milagres! Só oferecerão resultados significativos se forem associados a uma dieta equilibrada.

“Emagreci 5 kg com a ajuda do chá verde com pimenta caiena”

Adriana Aguiar Pinto Souza, 46 anos, enfermeira, conta que teve uma boa experiência com o consumo do chá verde Dr. Dukan (infusão que leva chá verde, pimenta caiena e limão e promete ajudar a afinar silhueta, queimar calorias e limpar as toxinas do organismo).

Porém, é claro, os bons resultados não foram conquistados somente com a utilização do chá, mas, sim, com a adesão completa à dieta. “Fiz a Dieta Dukan com o acompanhamento online no site e emagreci 5kg em 4 meses, de maneira saudável e sem passar fome. O melhor dessa experiência foi criar um novo hábito de alimentação e hoje, mesmo com a dieta já consolidada, escolho conscientemente todos os alimentos que vou consumir”, diz.

“Durante a dieta, eu tomava o chá verde Dr. Dukan todos os dias. Não tinha um horário específico, mas gostava de tomar pois sentia os efeitos estimulantes e termogênicos da pimenta caiena. Gostei tanto que continuo tomando o chá mesmo depois de ter terminado a Dieta Dukan. Sinto uma disposição maior quando tomo o chá, isso às vezes me ajuda a fazer as atividades físicas do dia”, relata Adriana.

6 melhores chás para complementar sua dieta

Mas, enfim, quais são os chás que, de fato, podem ajudar no processo de emagrecimento?

Sabrina reforça que os chás podem auxiliar no processo de emagrecimento, mas eles não fazem milagres. “Para sentir os efeitos dos chás é necessário ter uma dieta equilibrada e saudável”, lembra.

Abaixo, a nutricionista cita aqueles que podem ser aliados de quem deseja perder peso:

Leia também:
Chá para emagrecer: conheça os principais aliados das dietas de perda de peso
334662

1. Chá verde

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sabrina explica que a Camellia Sinensis é uma erva que auxilia muito nesse processo de emagrecimento. “A partir dela são feitos os chás branco, verde e preto, que se diferem pelas condições de cultivo, preparo e acondicionamento da planta”, diz.

“O chá verde, o mais conhecido, é obtido a partir de um processo de pouca oxidação da planta, e é levemente fermentado”, destaca a nutricionista.

De gosto amargo, seu poder de emagrecimento se deve especialmente à presença de cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. Além disso, ele facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo.

O chá verde é encontrado à venda em ervas (geralmente, a opção mais recomendada), em saquinhos (sachês), em pó e até em cápsulas. Existem ainda algumas versões prontas para beber, mas estas, de forma geral, são menos eficazes.

Como preparar o chá verde:

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva do chá verde. (O ideal é começar com 1 colher, pelos menos até você se acostumar com o sabor do chá). Depois, abafe por 2 ou 3 minutos. Coe e tome.

2. Chá preto

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Feito também das folhas da Camellia Sinensis, o chá preto, em comparação ao verde, é mais forte e fermentado, e sofre uma maior oxidação, de acordo com Sabrina.

Como o chá preto passa por um processo de fermentação maior, possui ação antioxidante menor do que os outros dois chás (verde e branco) e bastante cafeína, o que contribui para a perda de peso, já que acelera o metabolismo.

Devido à cafeína, e se consumido em quantidades adequadas, diminui a sensação de fadiga e sonolência, já que possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro, além de ajudar na digestão.

O chá preto é encontrado à venda geralmente em ervas e em saquinhos (sachês).

Leia também:
Chá de camomila combate a ansiedade? Esclareça essa e outras dúvidas
334662

Como preparar o chá preto:

Coloque 1 litro de água para ferver e espere que surjam as bolhas (que a água esteja fervendo), então apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva. Depois, abafe por 3 a 5 minutos. Coe e tome.

3. Chá branco

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sabrina explica que o chá branco é feito da infusão das folhas jovens da Camellia Sinensis, sem processo de oxidação.

Como a planta não passa por fermentação, possui ação antioxidante mais forte, porém, menor quantidade de cafeína.

Sua potente ação antioxidante é decorrente das catequinas presentes em grandes quantidades neste chá. Assim, o consumo adequado pode ajudar a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, além de ter ação anti-inflamatória e proteger o fígado.

Embora possua menos cafeína do que o chá verde e o preto, pode ajudar no processo de emagrecimento com sua ação termogênica.

O chá branco é encontrado à venda, de forma geral, em ervas, em saquinhos (sachês) e em pó.

Como preparar o chá branco:

Coloque 1 litro de água para ferver e espere até que surjam as primeiras bolhas e já apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva. Depois, abafe por 4 a 8 minutos. Coe e tome.

4. Matchá

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sabrina destaca que atualmente ouve-se falar muito do Matchá, que também é feito da Camellia Sinensis. “Mas o processo de produção é diferente, ele é elaborado com folhas mais novas que são trituradas lentamente e reduzidas a pó, preservando mais a clorofila, aminoácidos e L-theaninas”, diz.

Leia também:
Chá de gengibre: ajuda a emagrecer e oferece vários benefícios à saúde
334662

O chá é rico em flavonoides e cafeína, que são considerados termogênicos (ou seja, aumentam o metabolismo) e têm propriedades antioxidantes (retardam o envelhecimento das células).

O Matchá apresenta alta concentração de aminoácidos devido à sua forma de produção, e estes são essenciais para a manutenção dos músculos do corpo. Exatamente por isso o chá é reconhecido atualmente por ajudar no processo de recuperação após fadiga muscular, sendo um aliado dos praticantes de atividades físicas.

Como preparar o Matchá:

Ele é encontrado em pó, use 1/2 colher de chá de Matchá para 50 ml de água. Ferva a água separadamente (mantenha a temperatura na média de 70ºC). Adicione o pó de Matchá na sua xícara e depois despeje a água quente, mexendo até diluir o chá. Ou ainda, siga as instruções da embalagem do produto.

5. Chá de carqueja

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

De acordo com Sabrina, a carqueja é outra planta que pode auxiliar no processo de emagrecimento. “O chá é feito em infusão com as hastes da planta, possui um gosto amargo. Ela é indicada para auxiliar no emagrecimento por ter efeitos diuréticos e laxantes. Também é usada para combater problemas hepáticos, digestivos e no controle da diabetes”, diz.

O chá de carqueja costuma ser vendido em ervas e em saquinhos (sachês).

Como preparar o chá carqueja:

Coloque ½ litro de água para ferver e quando ela atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente 2 colheres (sopa) de folhas da planta. Abafe o chá por alguns minutos, deixe amornar, coe e beba.

6. Chá de hibisco

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

“O hibisco também é um queridinho quando se fala em emagrecimento, porque ele acelera o metabolismo estimulando a queima de gordura, possui efeitos diuréticos, laxantes e também calmantes”, explica Sabrina.

“Além disso, esse chá previne a diabetes, diminui os níveis de colesterol e triglicérides”, acrescenta a nutricionista.

O chá de hibisco é encontrado na forma de ervas (geralmente, a opção mais recomendada), em saquinhos (sachês), em pó e até em cápsulas.

Como preparar o chá de hibisco:

Coloque para aquecer 1 litro de água, quando chegar no ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente 2 colheres (sopa) de hibisco. Deixe descansar de 5 a 10 minutos, depois coe e beba.

Não faltam chás que podem dar uma forcinha no emagrecimento! Para saber qual é o mais indicado para o seu caso, o ideal é contar com as orientações de um nutricionista.

Vale destacar que, todos esses chás, por mais que ofereçam benefícios, devem ser consumidos sem exageros.

“É necessário ter cuidado com excessos, o ideal antes de consumir qualquer tipo de chá com intuito terapêutico é procurar um médico ou nutricionista”, destaca Sabrina.

Como utilizar os chás em uma dieta de emagrecimento?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sabrina destaca que os chás devem ser auxiliadores nas dietas para emagrecimento. Ou seja, sozinhos não oferecerão benefícios. O consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e, de preferência, à prática de atividades físicas.

“A maioria dos chás que auxiliam nessas dietas possui cafeína, por isso é interessante não tomá-los próximo de períodos noturnos”, lembra Sabrina.

“As quantidades devem ser indicadas por um profissional, levando em consideração a individualidade biológica de cada pessoa”, acrescenta a nutricionista.

Além disso, o profissional indicará qual é o tipo de chá mais indicado para sua dieta de emagrecimento e como ele poderá ser comprado (em ervas, sachês, pó). Bem como o melhor ou os melhores horários do dia para o consumo.

Engana-se quem pensa que os chás, por serem naturais, não oferecem riscos à saúde se consumidos de forma errada. “O consumo exagerado dos chás sem orientação pode causar hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insônia ou gastrites. Alguns chás não devem ser consumidos por gestantes ou lactantes. Por isso, é interessante a prescrição de médico ou nutricionista antes de consumi-los”, lembra a nutricionista Sabrina.

13 chás emagrecedores para comprar hoje mesmo

Na galeria abaixo você confere exemplos de como os chás que podem auxiliar no emagrecimento são encontrados à venda no mercado:

Hibisco em cápsulas por R$30,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/hibisco-550mg-60-capsulas-vitafrux-47821.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá Branco, abacaxi com hortelã Sanavita por R$24,60 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-branco-abacaxi-com-hortela-12-x-10g-sanavita-8821.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá Branco, abacaxi com hortelã por R$33,50 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-branco-abacaxi-com-hortela-200g-nutraway-35071.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá Preto Darjeeling Selection por R$14,80 a <a href="http://www.americanas.com.br/produto/6867440/cha-preto-darjeeling-selection-20-unid-35g-teekanne" target="blank_">Americanas</a>

Chá verde em cápsulas por R$19,40 na <a href="http://www.lojarelvaverde.com.br/cha_verde_unilife_120_comprimidos_400mg-p686" target="blank_">Loja Relva Verde</a>

Chá de Carqueja Orgânico por R$5,39 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-carqueja-15g-namaste-54912.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá Verde Chá Mais por R$4,70 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-verde-10-saches-cha-mais-12331.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá Verde sachês por R$3,43 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-verde-10-saches-nu3-naturals-69801.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá de Hibisco sachês por R$4,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-de-hibisco-10-saches-nu3-naturals-nu3-naturals-72592.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Matcha Detox, Abacaxi com Hortelã por R$5,50 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/matcha-detox-abacaxi-com-hortela-7g-grings-73197.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Matchá Solúvel Katigua por R$38,50 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/matcha-soluvel-200g-katigua-73321.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Matchá MN Própolis por R$33,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/matcha-premium-40g-mn-propolis-73563.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Chá verde com pimenta Dr. Dukan por R$39,90 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28925531C37452720&ULP=[[http://www.natue.com.br/cha-verde-com-pimenta-sabor-limao-250g-dr-dukan-71862.html?utm_source=zanox&ty=deeplink&lb=1&fonte=Afiliado|zanox|deeplink|deeplink|deeplink|0|0|0&canal=zanox&origem=deeplink&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink&utm_content=produto&utm_term=deeplink&track=Afiliado-zanox-deeplink]]" rel="nofollow" target="blank_">Natue</a>

Lembre-se que eles devem ser tomados, preferencialmente, com a prescrição de médico ou nutricionista, da forma e nas quantidades recomendadas.

Além disso, os chás não fazem milagres e seus benefícios só poderão ser sentidos se a bebida estiver associada a uma dieta equilibrada.

O post 10 benefícios do chá de banana para ter corpo e mente saudáveis apareceu primeiro em Dicas de Mulher.