O óleo essencial de lavanda é o mais utilizado na aromaterapia. Para quem está começando a investir em óleos essenciais, esse é um dos mais indicados por sua versatilidade. É muito conhecido por suas propriedades calmantes, mas você sabia que tem muitos outros benefícios? Continue lendo e conheça!

Propriedades do óleo essencial de lavanda

A lavanda é utilizada há séculos por conta de seu aroma e seus benefícios. Egípcios e romanos a utilizavam em banhos, perfumes e para relaxar. O óleo essencial, por ser superconcentrado, pode apresentar diversas propriedades, as quais foram listadas pela dermatologista do The Art Beauty Center, Daniela Borges (CRM 181006):

  • Ação antisséptica;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Cicatrizante;
  • Ação calmante;
  • Propriedades relaxantes.

A dermatologista ressalta que existem diversos tipos de lavanda e que, no Brasil, encontramos óleos de dois tipos de lavanda: a brasileira (dentata) e a francesa (angustifolia). “Esta última produz o óleo essencial mais ativo. E cada espécie traz um benefício diferente. Vale sempre observar o rótulo antes de comprar”, aponta Daniela.

5 usos e benefícios do óleo essencial de lavanda

Para aproveitar melhor os benefícios do óleo essencial de lavanda, é preciso saber como usá-lo corretamente. Confira, a seguir, as orientações de Daniela.

  1. Calmante tópico: pode ser diluído e aplicado na pele em picadas de inseto ou outras irritações cutâneas;
  2. Na terapia capilar: em quadros de psoríase e dermatite seborreica, a lavanda contribui para acalmar o couro cabeludo;
  3. Para relaxar e acalmar: algumas gotinhas do difusor de ambiente ou colar difusor ajudam a relaxar e acalmar, além de auxiliar no combate da ansiedade;
  4. No tratamento da insônia: aplicar 2 gotas no travesseiro antes de dormir ou utilizar no difusor de ambiente;
  5. Em massagens relaxantes: proporciona alívio do stress e relaxamento muscular. Basta diluir algumas gotas em óleo vegetal e massagear.

Daniela ressalta que nenhum óleo essencial pode ser aplicado sem diluir, pois são muito concentrados e podem causar irritação. “Eles devem ser diluídos em um óleo carreador vegetal, […] por exemplo, óleo de abacate, óleo de rosa-mosqueta, óleo de semente de uva ou óleo de argan”, explica a dermatologista.

Os melhores óleos essenciais de lavanda

Existem diversas marcas de óleos essenciais e é preciso saber reconhecer quais são confiáveis. Para isso, você pode observar o relacionamento que a marca tem com os clientes, observar as informações nas embalagens e também ver resenhas. Para facilitar ainda mais, trouxemos algumas sugestões de marcas que são confiáveis. Confira a seguir!

1. Óleo essencial de lavanda Bioessência – $

A Bioessência é uma marca nacional e, por isso, seus óleos geralmente são os com preços mais acessíveis. A marca possui certificação IBD, o que significa que só utiliza ingredientes naturais. Outro destaque é a embalagem exterior de papelão que, além de chamativa, também protege o óleo no transporte. Também acompanha folheto explicativo.

“É uma marca muito boa, confiável, de qualidade boa e preços bem interessantes. Além dos óleos essenciais, eles contam com uma linha boa de óleos vegetais, hidrolatos e alguns cosméticos.” – Patrícia de Michellis

2. WNF – $

A marca também é brasileira e, dessa maneira, apresenta preços atrativos. O maior diferencial da WNF é que todos seus óleos essenciais são orgânicos. Ou seja, as plantas utilizadas para a produção são livres de insumos artificiais e agrotóxicos. Além disso, a marca se preocupa com a sustentabilidade em todos os seus processos e possui cultivo próprio.

“Possui um catálogo bem vasto de óleos essenciais e outros produtos naturais. O fundador da marca tem livro publicado a respeito, faz vídeos pro YouTube, é bem legal! No site da WNF, é possível baixar um pdf gratuito com o manual técnico com todas as especificações.” – Patrícia de Michelis

3. Phytoterápica – $

Também é uma marca brasileira e, desse modo, possui preços atrativos. A marca se destaca por sua presença nas redes sociais, nas quais disponibiliza ótimas dicas de uso dos produtos. Além disso, um detalhe que faz toda diferença é a identificação do óleo na tampa.

“Eu amo que eles colocam um adesivo na tampa que facilita muito na identificação do óleo. Porque para pessoas que têm uma coleção um pouco grande, como eu, às vezes fica difícil de identificar. É um detalhe, mas, assim, faz toda diferença!” – Patrícia de Michelis

4. Laszlo – $$$

Mais uma marca brasileira e esta possui bom custo-benefício. A empresa tem o maior acervo de óleos essenciais da América Latina e garante que seus produtos são 100% puros e exclusivos, todos certificados pelo Instituto de Pesquisa da UFMG.

“Merece menção honrosa, muito muito boa, excelente qualidade! O catálogo de óleos essenciais deles é o maior que tem no Brasil, são mais de 300 óleos. Todos os óleos são analisados por cromatografia pela UFMG. A cromatografia é o teste realizado para saber todos os componentes do óleo essencial. A Laszlo é a única marca que descreve todos os componentes na embalagem.” – Patrícia de Michelis

5. By Samia – $$

A By Samia é uma marca brasileira fundada em 2000. Possui um catálogo com quase 40 óleos essenciais, além de outros produtos naturais e blends de óleos específicos para finalidades diversas. A marca é bem ativa no Instagram, vale a pena acompanhar para aprender! Além disso, o atendimento da marca é bem prestativo em todos os canais.

“A qualidade é excelente! A Samia é superconhecida no mercado de aromaterapia, participa de eventos, está sempre na mídia falando sobre aromaterapia. É uma marca muito confiável, recomendo muito! Também possuem blends de óleos essencias.” – Patrícia de Michelis

Essas são apenas algumas das marcas que são confiáveis. Atente-se sempre às informações contidas no rótulo para ter certeza sobre a procedência do produto que está comprando. E se você se interessa pela aromaterapia, conheça também os benefícios do óleo essencial de ylang-ylang.

O post Conheça as propriedades e usos do óleo essencial de lavanda apareceu primeiro em Dicas de Mulher.